BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


sábado, 26 de janeiro de 2013

FELICIDADE SÃO PAULO! 459 ANOS - Dinah Ribeiro Amorim


Tomada da Av. São João. Prédio do Correio à esquerda.
Foto de Ana Maria Maruggi



FELICIDADE SÃO PAULO! 459 ANOS
Dinah Ribeiro de Amorim

Cidade à qual já fiz grande crônica, premiada, contando sobre seu crescimento, evolução, problemas, situação do momento e possíveis soluções. Com dados estatísticos, mais parecia um ensaio do que uma crônica.

Lendo-a agora, treze anos depois, percebo que retomaria o que  escrevi, acentuando mais todos os itens.

É uma pena! Seus problemas não diminuíram! Aumentaram...

Violência, poluição, trânsito, excesso de população, problemas de moradia, acidentes, desemprego e por aí vai, sem falar na saúde, que é o principal.

Prefiro lembrar-me de suas coisas boas, de sua origem e fundação, das pessoas ilustres que por aqui passaram e fizeram algo de bom acontecer.

Já chega de tanta crítica, de tanto mal.

Nada como passear em São Paulo nos dias de feriado ou de férias, quando se torna mais sossegada. É uma cidade bonita, pode-se perceber.

Seu crescimento também nos trouxe vários ambientes culturais bons como inúmeros teatros, shows, exibições musicais, lançamentos de livros interessantes, ótimas livrarias, editoras, cronistas, poetas, escritores valorosos, lembrando também seus músicos, pintores, bailarinos, atores e atrizes dignos de figurar nas grandes metrópoles internacionais,
As últimas exposições de quadros e fotos que tivemos, foram magníficas.

v  Nossos vários lançamentos artísticos, esportivos, televisivos, cinematográficos, com algumas exceções por se excederem na sensualidade desnecessária, são de grande talento e criatividade.

 Quando saímos pela manhã e reparamos na correria de seu povo, ativo, trabalhador, lotando os meios de transportes, não podemos deixar de admirar a força dessa cidade batalhadora, que mal dorme, e o que a faz funcionar, apesar de tudo.

Deixando problemas de lado, que são muitos, podemos afirmar no dia de hoje: “Parabéns, São Paulo!”, minha cidade.

Desejamos que suas dificuldades se resolvam. Que a vida de seus habitantes modifique para melhor. Que homens de caráter e boa vontade consigam atingir seus intentos. Que as bases construídas no passado por homens de fé e sonhos como José de Anchieta, Manoel da Nóbrega e Manoel de Paiva através do início do colégio “São Paulo de Piratininga”, o nosso atual “Pátio do Colégio”, repercutam ainda hoje, no presente.


São Paulo, 25 de janeiro de 2013.