BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Inesquecível viagem - Jany Patricio



Inesquecível viagem
Jany Patricio

Chegamos em La Paz. O pouso foi tranquilo, se comparado às turbulências nas alturas.

Havia um chá de coca para tomar, para melhorar do mal estar. Mas ele me fez enjoar.

Afinal, são mais de 3000 metros de altitude.

Afinal, nos acomodamos, apesar da dificuldade de respirar e andar, e por segurança guardamos nossas passagens de volta e alguns valores no cofre do hotel.

Visitamos o Valle de La Luna, formação encantadora, uma paisagem lunar, que dá  passagem aos mais lindos sonhos românticos dos apaixonados que visitam a paragem. Mas, tropecei nas nuvens e cai nos braços do guia da viagem.

Fomos para Tiahunaco, ruinas da civilização inca. Um grande pátio formado por enigmáticas esculturas de pedra. A minha curiosidade foi tamanha, que numa distração  derrubei a máquina fotográfica, que se espatifou no chão.
Mas, continuando a viagem, seguimos para o Peru.

Lago Titicaca, Ilhas Urus, feitas de totora, flutuam sobre a imensidão das águas. Mas a palha tem seus caprichos e às vezes deixa vãos que turistas desavisados, como eu, atolam os pés e ficam com as botas e roupas molhadas.

No trem para Cusco, paisagem deslumbrantes, picos nevados e céu azul, os Andes.
No trem para Cusco, refeição e conversa. O dia passou rápido e chegamos.

Em Cusco, dei por falta da minha passagem. Ah! meu Deus! Acho que a esqueci no Hotel da Bolívia. Avisei o guia.

Passeamos pela cidade construída sobre as pedras das ruínas incas. Fomos ao mercado para comprar suvenires. Foi lá que perdi dinheiro, acho que deixei cair na hora de pagar as compras. Fiquei com pouco na bolsa.

Finalmente, o mais esperado. Conhecer Machu Picchu, a misteriosa cidade construída pelos incas no alto de uma montanha. Naquele dia ela estava envolvida por uma neblina e garoava. As pessoas vestiam capas de chuva amarelas.

Finalmente! Sentia uma inexplicável plenitude naquele lugar. Fiquei tão enlevada que me distanciei do grupo,  me aproximando de um bando de lhamas que num declive pastava. Uma delas, irritada, espirrou seu muco sobre minha capa amarela. Que susto! Voltei carimbada.

Felizmente, minha passagem foi encontrada.

Felizmente, não esqueci de voltar da inesquecível viagem.



Nenhum comentário: