BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


terça-feira, 29 de novembro de 2011

QUANDO A MENTIRA VIRA REALIDADE! - Dinah Ribeiro Amorim



QUANDO A MENTIRA VIRA REALIDADE!
Dinah Ribeiro de Amorim

Roberto apaixona-se perdidamente por Isabel, colega de repartição. Amor à primeira vista.

Preocupado, pergunta a um amigo em comum o que fazer para conquistá-la pois, era muito bonita e requisitada por todos.

Tomás, o amigo, conhecedor de Isabel de longa data, afirma-lhe que ela era louca por pintura. Fora do trabalho, o que mais a interessava era isso. Não perdia exposições, lançamentos, cursos, pintava sempre que podia. Seu hobby predileto.

Roberto começa então a se interessar repentinamente por essa arte e a mentir para ela que gostava e conhecia tudo sobre o assunto.

Levava-lhe presentes, reportagens, livros de arte, até que chega a convidá-la para uma exposição que rolava no momento: Deuses e Madonas, indo dos mestres antigos até os mais modernos.

A moça aceita logo, encantada.

Encontram-se no MASP para a exposição.

Isabel, estranhando um pouco esse conhecimento súbito, resolve testá-lo e convida-o a ver obras de Cézanne, afirmando ser um belo Renoir.

Roberto, sem contrariá-la, não sabendo nada de Renoir, concorda logo, elogiando também.

Isabel sorri maliciosamente e percebe que o rapaz mente, não entende nada de pintura. Resolve levar adiante sua brincadeira, confundindo-o com obras de Goya e Picasso, Modigliani e Monet e várias outras.

Já estavam quase saindo quando um quadro chamou realmente a atenção de Roberto, que ficou a olhá-lo, embevecido, admirado, querendo saber de quem era: um velho banco pintado por Van Gogh, durante sua estada no sanatório de Saint Rèmy. Olhava-o, olhava-o, cada vez mais interessado pelo autor.

Isabel, já impaciente, achou que era mais uma de suas mentiras e, contrariada, vai embora.

O rapaz, apaixona-se também por Van Gogh. Quis conhecer tudo sobre ele e recomeçar sua visita à exposição. A arte, o desenho, as cores dos grandes mestres ganha mais um adepto. Ele adquire um novo amor: a pintura, deixando Isabel à espera para quando começasse a crer nele de verdade.

Formariam um par perfeito! Ela também chegaria a essa conclusão.

Nenhum comentário: