BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


terça-feira, 4 de setembro de 2012

VAI MAIS LONGE QUEM TIVER MAIS VONTADE! - Dinah Ribeiro Amorim



COMENTÁRIO SOBRE A PROPAGANDA: VAI MAIS LONGE QUEM TIVER MAIS VONTADE!

 Dinah Ribeiro de Amorim

  Olhando uma reportagem de jornal sobre atletismo, percebo que todos vão para a mesma direção ou seja, a vitória,  o prêmio da conquista final. Nem todos chegam, sempre há um  à frente, mais esforçado, com mais treino e técnica, formando o ápice de um triângulo eqüilátero.

  Muito bem bolada essa propaganda da Petrobrás. Na vida real, fazendo ligeiras comparações, acontece também o mesmo.

  Muitos se formam médicos, dentistas, engenheiros, professores, músicos, dançarinos mas, ouvimos falar de alguns nomes, dos mais importantes, que mais se projetam, estudam, dedicam-se a coisas novas. Vão além!

  No esporte, principalmente, existem pessoas ótimas, obedecem rigorosamente seus técnicos, seus orientadores no preparo físico mas, sempre há quem mais se destaque, fique mais famoso, sem desfazermos dos outros. Seria sorte isso ou vontade e esforço de ir mais longe?

  Vemos nomes famosos destacando-se dos outros, em determinadas épocas.

  Claro que todos chegamos a um objetivo extremo e tendemos a diminuir. Atingimos o máximo de nós mesmos e regredimos após algum tempo de permanência. É humano isso! Não somos super-mulheres nem super-homens.

  Pelé, Ronaldinho, deixaram nome no futebol. Jamais serão esquecidos. Outros vieram, o público aplaudiu, adotou-os mas, não se esqueceram deles, dos seus feitos.

  Quem se lembra de madame Curie e seu marido, descobridores do rádio, primeiros a conhecerem a sua utilização. Ficaram famosos, dedicaram toda uma vida a isso. Acabaram até morrendo por causa disso.

  Dr. Barnard, médico da África do Sul, pioneiro em transplante, conhecido no mundo inteiro. Poucos falam dele hoje mas foi o primeiro. Sem falar em Dr. Zerbini, aqui no Brasil, grandes feitos.

  Dr. Antonio Prudente e sua mulher, dedicando-se inteiramente à cura do Câncer, tendo até deixado um hospital para isso, com seu nome dado a ele.

  Professores como Paulo Freire, Emília Herrero, criadores de novos métodos de alfabetização, Freud e seu seguidor Yung, que aperfeiçoou a teoria freudiana e introduziu a universalidade do inconsciente. O Id captaria o inconsciente universal, isto é, não só seus pensamentos individuais mas o que poderia acontecer coletivamente: o inconsciente coletivo, mais ou menos isso. Grandes descobertas que trouxeram novas contribuições à Psicanálise.

  Muito esforço em direção a seus objetivos, fizeram todos eles, sem citar os muitos que existem e existirão entre nós.

  A raça humana não é feita só de maus elementos, ambiciosos, preguiçosos, vaidosos, amantes do dinheiro fácil mas, Graças a Deus, aparecem figuras que se salientam, de vez em quando, para o bem de todos, para nosso merecimento e melhoria de vida.

Nenhum comentário: