BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Situação difícil - Dinah Ribeiro Amorim


SITUAÇÃO DIFÍCIL!

Dinah Ribeiro de Amorim


  Professor Horácio, todo atrapalhado e sempre cheio de papéis, está saindo da escola quando é abordado por um jovem.
_ Olá, professor, não se lembra de mim?
  Meio assustado, responde:
_ Não, são tantos alunos! Confesso que é difícil guardar o rosto de todos.
  Quem será este rapaz? Pensa. Sujeito esquisito! Nem parece que foi da nossa escola!
_ Ah! O senhor não se lembra mas, eu guardei bem o seu rosto, as suas aulas, a sua matéria. Ciências, não é?
_ Não, geografia. Em que ano foi? Faz tempo que foi meu aluno?
_ Sim, já faz um tempinho. Saí da escola por sua causa! Porisso, lembro-me bem.
_ Por minha causa? Aconteceu alguma coisa?
_ Fui expulso da sua sala duas vezes. Briguei com outro colega. Na terceira, o diretor me expulsou.
_ Lamento muito mas, não estou lembrado. E agora, que faz?
  Moço estranho! Com esse palavreado! Será que foi mesmo meu aluno? Acho que está mentindo.
  _ No momento, estou parado. Vivo de bicos. Arrumo um serviço aqui, outro ali, faço o que aparece! A gente precisa estudar, né professor? Sem estudo, fica difícil. Não se arruma trabalho legal!
Sabe, a escola fez falta! Pena ter sido expulso...
  Coitado, pensa Horácio, vai ver que é verdade. Está com cara de sofrido. Deve passar uns maus bocados.
_ Por falar nisso, professor. Fico meio sem jeito de tocar no assunto mas, não daria para me arranjar uns trocados? Preciso levar um dinheirinho pra casa. Sustento mãe doente e velha. Ih!, dá um trabalho! Remédio, roupa, comida, é coisa que o senhor nem imagina!
  E essa agora! Que faço! Pensa o professor. Caio na conversa dele ou não? Quer fazer-me sentir culpa pelo ocorrido, se é verdade que foi expulso de minha aula.Dou-lhe uns trocados e ele se manda.
  Enfiou a mão no bolso, achou vinte reais e estendeu para ele.
_ Tome, espero que isto o ajude. Sou também um simples professor. Ganho pouco...
_ Muito obrigado, valeu... Foi um prazer encontrar o senhor aqui na saída da escola.Acho que se depender de mim, nenhum aluno irá brigar mais em aula. Tô indo!
  E sumiu logo de vista.
  Professor Horácio ficou com cara de bobo, sentindo-se meio enganado, não sabendo direito por que?

Nenhum comentário: