BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Desencontros - Hirtis Lazarin


Desencontros
Hirtis Lazarin

Ela estava irreconhecível. O brilho dos olhos atrevidos desapareceu e o sorriso maroto também. Uma flor no galho demora alguns dias pra mudar de cor, murchar e despencar no chão. Com Luíza foi tudo muito rápido, a mudança aconteceu de hoje pra amanhã como dizia vovó Vírginia. Luíza afastou-se de tudo e de todos. Não tolerava indagações que a deixavam ainda mais constrangida e arisca. Seu rendimento escolar despencou vertiginosamente. Os professores percebiam-na ausente, olhar parado e perdido.

Andava por onde o pensamento de Luíza? Era o que todos gostariam de saber. Os pais recorreram a uma psicóloga que fracassou. Um "check up" mostrou que a saúde física da garota estava perfeita. Apesar da grande preocupação, a família resolveu dar um tempo, o tempo que ela, no seu silêncio, pedia.

A turma da escola decidiu organizar um baile de máscaras com o propósito de arrecadar fundos para a formatura do final do ano. Todos estavam empenhados nesse trabalho e Luíza também. Sua mãe trouxe-lhe da cidade grande uma fantasia exuberante, a mais bonita que encontrou.

Durante a festa, Luíza permaneceu sentada o tempo todo. Nem a alegria dos colegas nem a alegria da músca conseguiram arrancá-la daquele torpor. A máscara protegia seu rosto molhado pelas lágrimas que não conseguia reprimr.

Num momento qualquer, Luíza levantou-se bruscamente, sua cadeira saltou longe e foi parar no meio do salão. Assim como uma girafa alonga o pescoço o mais que pode pra alcançar um fruto bem no alto da árvore, Luíza esticava o seu pescoço, virava a cabeça pra todos os lados e procurava algo...

Feito um robot tenta caminhar cuidadosamente entre o os foliões; esquivando-se de uns, atropelando outros, parece seguir uma trilha já marcada no chão; está tão determinada quanto uma abelha que ao sentir o perfume da flor preferida, encontra-a num piscar de olhos e sem nenhum esforço escondidinha entre galhos e muitas outras plantas. Luíza chega ao bar do salão e estanca os passos bem atrás de um jovem mascarado que espera ser atendido. Ali era o ponto final do seu trajeto. Chegou bem pertinho até a ponta do seu nariz tocar-lhe nas vestes; inspirou o ar que o envolvia com tamanha intensidade que o seu arfar fez com que ele se voltasse para trás. Luíza não tinha dúvida. Era ele, Abraçou-o tão apertado quanto suas forças permitiram; puxou-lhe o rosto junto do seu e o beijou com vontade...com determinação...e com prazer. O rapaz com dificuldade conseguiu se desvencilhar daqueles braços, tirou a máscara e dois assustados e arregalados apareceram. Teria sido confundido ou estaria diante de uma desvairada?

Luíza arrancou sua máscara também. Um sentimento de magia os envolveu. André não pensou duas vezes. Juntou seu corpo ao dela com sofridão. Uma explosão de sentimentos guardados.

Retiraram-se para um cantinho mais tranquilo onde puderam se entender. André e Luía estudavam na mesma escola e mantinham um namoro secreto. Nesse tempo, o pai de André fora transferido e a família mudou-se para a capital de outro Estado. Os dois mantinham contato diário por emails Aaté o momento em que André recebeu um email mostrando fotos de Luíza abraçada a outro rapaz. Apaixonado, mas inseguro e cheio de ciúmes, acreditou nas fotos, não deu explicações e passou a ignorar os emails que recebia.

A inveja de alguém tinha provocado aquele grande equívoco. As fotos que André trazia guardadas no bolso eram de Luíza abraçando seu primo Gustavo numa festa de aniversário. Tudo ficou esclarecido. E uma promessa de confiança selou aquelemomento,

O sofrimento causado pela separação se diluiu naquele perfume único e exclusivo que só André exalava.



Atividade sugerida: construir uma trama onde a personagem descobre algo durante um baile de máscaras. Essa descoberta poderá mudar sua vida.

Nenhum comentário: