BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


sábado, 4 de agosto de 2012

PESADELO OU REALIDADE! - Dinah Ribeiro Amorim



PESADELO OU REALIDADE!
Dinah Ribeiro de Amorim

  Saí para a rua em meio à multidão. Ouvi o estrondo horrorizante que amedrontava as pessoas. Fugiam plão que te plão pelas calçadas empurrando e balançando seus ombros ruminantes, parodiando Mário de Andrade, em sua crônica sobre a revolução de 32.

  Não ia para nenhum comício nem envolvimento com nenhuma revolta armamentista. Procurava fugir do estrondorizante barulho como todos e buscar, nesse redemoinho personificado a presença de meus filhos. Aonde teriam ficado pois em casa não estavam.

  Corria esbaforida, sacolejando as roupas em meu corpo magro, empapadas de suor. A pouca maquiage do rosto escorrera, escondendo-se atrás do pescoço, formando borrões por onde haviam estado. O medo, o sofrimento, a agonia, paura mesmo, tomara conta de mim.

  Procurava meus filhos em meio àquela balbúrdia, àquela população desgovernada como se fosse estouro de uma boiada ou cavalgada de animais sem rumo. Como encontrá-los entre a fúria latente da multidão. Bombas lançadas pelo inimigo feroz à nossa pobre e indefesa cidade, sem aviso prévio, sem sinal de alerta. Corríamos como selvagens em fuga, cegos pela fumaça e fogo lançados no caminho. Cenas nerísticas, imaginadas e realizadas na história antiga, acontecendo hoje, vividas nos momentos atuais.

  Cansadíssima, deito à sombra de muros estreitos, protegida pelo ribombar dos estouros e da velocidade humana, entrando pelas narinas odores fumacentos e queimantes.

  Olho dificultamente à esquerda, meu rosto dói uma dor triste e contínua.. O que vejo à pequena distância: crianças envolvidas em brinquedos atraentes, distraídas, afastadas da multidão e seu burburinho. Meus filhos estão entre eles. Chamo-os com voz enrrouquecida e quase sem som: Angelita, Sylvinho!

  Não me ouvem em seu entretenimento e brincadeirites.

  Adormeço cansada e, repentinamente calma. Estamos juntos nesses momentos finais. 

Nenhum comentário: