BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


sexta-feira, 28 de maio de 2010

A OFICINA DESTA QUINTA FEIRA DIA 27 DE MAIO FOI FOLCLÓRICA!

Nesta quinta feira o tema "Folclore" deu o que falar!

Falamos e lemos um texto sobre o folclore brasileiro. Tomamos conhecimento das características de alguns seres folclóricos.

Abaixo descrevemos algumas dessas entidades folclóricas para  conhecimento geral:

Curupira, o guardião das florestas - Na maioria das versões do mito, o Curupira é um menino pequeno ou um anão, de cabeleira vermelha, que tem os pés invertidos com os calcanhares voltados para trás. Essa imagem está de acordo com o significado de seu nome, que é formado de "curu", uma contração de "curumim", que significa "menino" e "pira" que quer dizer corpo. Daí "curupira" dar a entender algo como "corpo de menino", ou criatura com corpo de menino.



Saci - Há muitas variantes ou versões do personagem. Em algumas, o Saci é considerado um ser brincalhão, enquanto que em outras ele é visto como uma criatura do mal. Sua figura, no entanto, é sempre semelhante: um menino negro, de uma perna só, que fuma cachimbo e usa um gorro vermelho.



Boitatá - O nome "Boitatá" é composto pelos substantivos tupis "mboi", que significa "cobra" e "tatá", que quer dizer fogo. "Boitatá", portanto, equivale a "cobra de fogo". É um dos primeiros mitos indígenas a ser documentado pelo colonizador europeu, no caso o padre José de Anchieta, que em uma de suas cartas fala de um "fantasma", com a forma de "um facho cintilante" que ataca os indígenas e os mata.



Mula sem cabeça - Nas noites de quinta para sexta-feira, uma jovem mulher se transforma na fantástica mula-sem-cabeça, de cujas narinas jorram labaredas incandescentes. Ela está condenada a essa maldição por ter seduzido e se relacionado com um padre, sacerdote católico que fez voto de castidade. Assim a transformação é um castigo pelo pecado cometido por ela.

Negrinho do Pastoreio - A lenda do Negrinho do Pastoreio tem origem cristã e data provavelmente do século 19. Tornou-se popular durante a campanha abolicionista, já que focaliza a crueldade de um senhor de escravos. Simões Lopes Neto (1865-1916), escritor que fixou o folclore e as tradições do Rio Grande do Sul em sua obra, apresenta um minucioso registro escrito da lenda do Negrinho do Pastoreio, no livro "Lendas do Sul".


E a partir daí fomos instigados a criar um texto (conto) sobre um desses personagens acima, porém esse personagem tinha que ter caracteríscticas modernas e tinha que estar numa ação dos dias de hoje. Por exemplo: falando ao celular, fazendo compras num shopping center, dirigindo um automóvel, no metrô adquirindo um bilhete para viajar, tocando uma guitarra etc.

Os textos criados pelos participantes foram brilhantes! Estão todos de parabéns. Em breve eles serão postados neste blog.

Depois foi solicitado um exercício para fazer em casa. Vamos ver o que virá. Estamos curiosos.

Os integrantes da Oficina deverão inventar um personagem folclórico brasileiro, criar suas características e escrever um conto onde seu personagem faça parte e nele faça uso de suas atribuições:
 
Confessamos que estamos todos curiosos para conhecer essas novas entidades!
 
Mas teremos que esperar até o dia 10 de junho para isso, pois no dia 3 de junho não haverá Oficina por causa do feriado.
 
Teremos que esperar...
 
Enquanto esperamos....Você não quer tentar fazer esses exercícios? Depois é só envia-los, devidamente identificado,  com assunto sendo "contos para o blog icaltextos", para contato@ical.org.br que  analisaremos seu texto e quem sabe poderemos postá-lo no blog.

Nenhum comentário: