BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Lilica - Noemi Carvalho



LILICA

Lilica era uma menina esperta inteligente e tinha oito anos de idade.Era a alegria da casa e brincava de correr e puxar o rabo do cachorrinho TOGO seu bichinho de estimação.Os dois rolavam no gramado da casa onde morava com a família na fazenda São José.Quando se cansava logo arrumava outra brincadeira.Subia nas árvores e comia fruta no pé.A que ela mais gostava era amora gordinha de cor vermelho roxo.O cachorrinho latia olhando para cima e Lilica jogava amoras fresquinhas para ele.

Os avós da menina sempre iam à fazenda. Uma dia a vovó Laura deu uma cestinha e pediu que Lilica enchesse de amoras bem maduras.A menina ficou curiosa com a novidade.Vovó de avental de cozinheira,colocou um em Lilica e colocaram as amoras lavadinhas na panela.Depois foi a vez do açúcar.E com uma boa colher de pau vovó ia mexendo o doce,com Lilica ao lado em pé em cima dum banquinho.Os olhos dela pareciam outra frutinha a jaboticaba de tão brilhantes e extasiados.

Enfim o doce ficou pronto e chegou a hora do lanche.

À mesa estavam os avós ,os pais e irmãos de Lilica.Para fazer-lhe companhia naquele dia ela convidou Zélia e Zilda coleguinhas da escola que moravam ali perto e adoravam brincar na fazenda.

O lanche terminou.Comeram os pãezinhos delicia com geléia de amoras que a vovó fez.

Era hora de outra brincadeira.Lilica teve uma idéia. E se todos fossem ao regato que ficava na baixada do quintal e lá molhassem as mãos na água limpinha e sentassem nas pedras enquanto o vovô Felicio contasse uma história.

E foi o que aconteceu.

Vovó Felicio lembrou-se do Chapeuzinho Vermelho que levava pães bolos e doces com geléia para a vovozinha e foi atacada pelo lobo que morava ali na mata em volta do regato.E um caçador que passava na estrada que levava à fazenda onde Lilica morava escutou o pedido de socorro de Chapeuzinho Vermelho e salvou-a.

Lilica ficou muito pensativa pois não sabia que morava num lugar que era cenário de uma história tão interessante e que acontecera ali pertinho dela.

Todos voltaram para casa e Lilica se despediu das amiguinhas e muito feliz sentou no colo do vovô pedindo mais histórias.

E é claro que vovô contou até Lilica adormecer.

Nenhum comentário: