BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Lilica preocupada com a escola - Dinah Amorim



Lilica preocupada com a escola
Dinah Amorim


Lilica é uma menininha inteligente e estudiosa. Não gosta de se atrasar na escola e é sempre a primeira a chegar.
“Cedinho, logo que o dia amanhece”, já faz suas lições, toma seu banho, pede para Da. Tininha, a antiga cozinheira da casa, para preparar seu lanche, mal almoça e sai “correndo, apressada”, para a escola.
Num dia “comum, igual a todos”, foi à cozinha, viu Da. Tininha cozinhando, “sem pressa”, “calmamente,” e perguntou ansiosa:
_ Esta comida que ainda está fazendo não vai ficar muito quente?
_ Claro, Lilica, se ainda está cozinhando, ficará quente! Respondeu Da, Tininha.
_ Comida quente, fogo forte, não sei não! Acho que vou para a escola sem almoçar! O dia “amanheceu cedo”, levantei-me às pressas, fiz minhas obrigações e agora nem vou poder comer meu almoço, senão terei uma “surpresa inesperada”, queimo toda a minha língua!
Da. Tininha respondeu paciente:
_ Calma menina, não precisa “gritar tão alto” nem andar de cá para lá, como barata tonta! Eu já estou terminando e coloco a panela em cima da “água gelada, com um pouco de gelo”, para esfriar!
Lilica gostou da sugestão e esperou “calmamente, com tranqüilidade”, o seu almoço.
Foi para a escola “como sempre, habitualmente,”sendo novamente a primeira a chegar!

Nenhum comentário: