BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


terça-feira, 16 de março de 2010

IVONÉTE MIRANDA POR ELA MESMA - HOMENAGEM DO ICAL A ESSA ARTISTA QUE BRILHA SEMPRE!




Nome Artístico = IVONÉTE MIRANDA





IVONÉTE MIRANDA DA SILVA


Nasci em Recife - Pernambuco.

Estudei em Olinda num colégio de freiras, denominado este Academia Santa Gertrudes.
Aos 14 anos fui escolhida através de concurso para cantar em um programa juvenil na Rádio Club de Pernambuco, tendo sido de imediato contratada.

O famoso Silvio Caldas foi à Recife, cumprir temporada na Rádio Club de Pernambuco, bem como fazer um show no Teatro Santa Isabel, e dentre todos os cantores fui a escolhida para com ele fazer o espetáculo.
Após a realização do show, Silvio Caldas disse :

-“Menina, vá para o Rio de Janeiro, pois você já é uma grande artista !”

Tempos depois fui com minha avó passear no Rio, e cantei no programa do Casé, na Rádio Mairinque Veiga.

Em seguida veio o convite do Dr. Assis Chateaubriand para cantar nas Emissoras Associadas, tendo sido contratada pela Rádio Tupi e lá permaneci por muitos anos.

Cantei com expressivo destaque na mídia, em rádios, teatros, cassinos e televisões conhecendo assim grande parte do país, chegando a cantar música com letra de Coelho Neto no filme Mãe.

De tempos para cá, faço versos, poesias e componho músicas e respectivas letras.


THEÓPHILO DE BARROS FILHO
(Produtor de shows) - 1911-1969

Theóphilo de Barros Filho nasceu em Maceió, capital de Alagoas, em 1911. Família grande, eram 15 irmãos. Moreno, estatura baixa, muito inteligente, Theóphilo transferiu-se para Recife, capital de Pernambuco, onde formou-se em Direito. Ali interessou-se também por música e fez parte da Jazz Band Acadêmica da cidade. Logo transferiu-se para o sul, tendo escolhido o Rio de Janeiro para trabalhar e fazer sua vida. Foi contratado pelas emissoras Associadas, Rádio TUPI do Rio. Ali casou-se e teve dois filhos, que também se interessaram por arte. Mas Theóphilo de Barros se tornou jornalista e logo também alcançou o cargo de diretor artístico da emissora. Foi aí que conheceu a cantora de voz grave, Ivonete Miranda, por quem veio a se apaixonar. Mas, para fugir a isso, resolveu ir para Recife novamente e montou a Rádio Comércio do Recife, também Associada. O namoro com Ivonete continuou e ambos transferiram-se para São Paulo, pois a TV TUPI havia sido inaugurada em 1950, mas em começo de 1952 o diretor geral da Emissora, Demerval Costalima se afastou da direção , indo para a TV Paulista. O remanejamento das cadeiras fez com que ficasse vago o cargo de diretor artístico da Rádio TUPI de São Paulo. Assis Chateaubrind, também nordestino, tinha grande apreço por Theóphilo e o convidou para ocupar o cargo. Uma vez em São Paulo, e ao lado de Ivonete , o nosso diretor fez uma carreira brilhante. Lançou o programa: “Concertos Matinais”, tanto na Rádio, como na televisão TUPI, assim como o: “Antarctica no Mundo dos Sons”. Com isso e mais outros tantos programas, ganhou 4 Prêmios “Roquete Pinto”, como produtor de shows. Ganhou também o “Troféu Imprensa”; o “Troféu Walita”; o “Ana Pavlowa”, sempre por suas produções musicais. Ele gostava de tudo o que fazia, mas sua paixão era mesmo a música clássica, que ouvia constantemente, nas horas de descanso , em casa. Com Ivonete Miranda teve mais dois filhos, mas veio a falecer em 1969, quando estava com 58 anos de idade. Deixou muita saudade em todos e seu exemplo como amante das artes, das pessoas e sua educação primorosa foram exemplos para todos aqueles que com ele trabalharam e viveram.


http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_4653.html


Ivonéte Miranda nos dias de hoje tem uma vida ativa socialmente e culturalmente. Ela participa de oficinas de criação de textos, e é sócia fundadora do ICAL.  Frequenta reuniões e atividades afins. Onde vai é bem recebida por sua simpatia e sorriso estampado, declama suas poesias e fala um pouco de sua profissão de cantora que tanto brilho trouxe a sua vida, e tanto orgulho aos seus familiares e amigos.



Cinema
Em 1948 0 Filme MÃE com 108 minutos rodado em preto e branco no estado do rio de Janeiro trazia a direção e adaptação  de Theóphilo de Barros Filho. Ele também musicou o poema de Coelho Neto  SER MÃE que foi interpretado por Ivonéte Miranda "Amo, Amo"


E Ivonéte Miranda ainda tem mais!
Ela tem poesias publicadas na coletânea O Enigma das Palavras, como a que segue abaixo:


Nas páginas 60 a 66 desta obra estão publicadas as seguintes poesias de Ivonéte Miranda:



FALE BAIXINHO

Se estou acordada sonho contigo
Se durmo volto a sonhar
Mas é melhor sonhar acordada
Do que dormir e não sonhar


Sonho que estamos numa praia
Sonho que estamos num pomar
É cada sonho tão lindo
Que eu não quero despertar

 

Vou deitar, vou dormir
Com meu amor vou sonhar
Por favor, fale baixinho
Eu não quero acordar


 

É ROCHA

Quem acha mulher fraca
Não conhece a mulher
A mulher é muito forte,
E só faz o que ela quer


Com carinho ela vai longe
Mas na marra nem pensar.
A mulher é uma rocha
Até quando não quer amar




 

EU FALEI COM JESUS



Um dia eu ia andando
Por uma estrada muito escura
De repente, vi uma luz distante
E ao chegar perto era o Menino Jesus

Menino, viste à Terra
Para de novo nos salvar?
Vim, mas desta vez para uma flor
Em cada coração plantar.

Mas, cuide bem da sua flor
Com carinho e com calor
Ela é tão delicada
Que pode morrer sem o seu amor



 

GOSTO


Gosto de viver a vida
Gosto de querer bem
Não quero viver a vida
Querendo mal a ninguém

A vida é feita de amor,
De carinho e de calor
É uma coisa tão bela
Como o desabrochar de uma flor


NÃO SEI

Não sei se gosto mais
Do amanhecer ou do anoitecer
O amanhecer nos traz esperanças
O anoitecer nos traz lembranças

Um novo dia de sol
Vem nos aquecer
O frio nos dá saudade
Que tanto nos faz sofre

Mas o anoitecer também,
Vem como um filme
Tanta coisa que ficou para trás
E o tempo não volta nunca mais.
 
 


VIDA



Você já pensou que a vida
É uma coisa tão bonita?
É como a primavera
E eu gosto tanto dela.

A noite tem as estrelas
E a lua vem clarear
O dia tem o sol maravilhoso
Que vem a Terra iluminar

Ilumina sol querido!
Traga sempre o seu calor,
Para aquecer as nossas vidas
E no mundo aumentar o amor

 
SENHOR

Senhor Olhe para mim
E veja como estou carente
Não deixe minha fé terminar
E nem que eu fique descrente

Estou com tantos problemas
Que eu quero resolver
Mas sem a Sua ajuda,
Como é que vai ser?

É bom poder acreditar
Que tem sempre o Senhor
Toda hora para me socorrer
Senhor não deixe a minha fé morrer.

47 comentários:

Anônimo disse...

Esta minha avó é demais, adorei sua história. Bjos e sucesso. Fabio Barros (neto da artista)

Malú Greghi disse...

Deus me concedeu a honra de conhecer Ivonete Miranda.
Uma Mulher maravilhosa,cheia de vida, graça, talentosa, uma verdadeira guerreira.
Parabéns e obrigada por ter trazido ao mundo minha irmã do coração.
Mil beijos à você e a Denise.
Malú Greghi

Anônimo disse...

Acho uma pessoa maravilhosa, carismática e muita fofa. Conhece-la foi pra mim uma dádiva (tenho a liberdade de chama-lá de mamãe), quando nos encontramos adoro ouvir suas poesias.
Beijos mil,

Roseli - SABESP

Manuel disse...

Para um português a viver longe dos seus, foi uma honra conhecer a Artista a Mãe e o SER de alma que é esta linda SENHORA.
Suas poesias alimentam o espírito e nos fazem sentir envolvidos pelo encanto da gente brasileira.
Adorei conhecer aqui, mais um pouco, do seu percurso de vida.
OBRIGADO PELO SEU LEGADO DE SABEDORIA E AMOR.

Anônimo disse...

Não vou chamá-la de Sra. Ivonéte e sim de Grande Mulher que quando conheci fiquei encantada com sua inteligência, alegria, bondade, sinceridade e de uma disposição invejável. Daí nasceu uma grande amizade que hoje em dia passei a chamá-la, carinhosamente, de Mainha e ela de minha filha loira. Essa Grande Mulher e Mãe deveria fazer parte da Academia Brasileira de Letras pelo requinte de sua inteligência e cultura apresentada em suas poesias que, infelizmente, não temos e não teremos mais mulheres dessa grandeza em nenhuma parte do mundo. Milhões de beijos á minha Mainha que eu adoro.

Vanderli

Marcia disse...

Querida ! Sempre fui tua fã.
És exemplo de mulher, de mãe, guerreira como poucas, e ainda por cima poetisa, e das boas.
Não há palavras que bastem para te enaltecer, uma fofa cheia de riquesa na alma.
Mil beijos da prima distante.

Luísa Eneide disse...

IVONETE MIRANDA,
MINHA MÃE... A MAIS LINDA DO MUNDO...
ELA É AMOR, DOAÇÃO, CARINHO, TERNURA, COMPREENSÃO, INTELIGÊNCIA, ENFIM NASCEU PARA SER FELIZ E FAZER A GENTE MUITO FELIZ...
SINTO-ME CONTAGIADA DE ORGULHO... E DE ALEGRIA...
AMO SUAS POESIAS...
TE AMO EXAGERADAMENTE,
MONTE DE BEIJOS DA SUA FILHA
LUÍSA ENEIDE

Selma Ismael Mohamed disse...

Ivonete, parabenizo pela oportunidade de conhecer mais profundamente sua vida, sua sabedoria e sua contribuição a cultura brasileira. Fico muito orgulhosa de fazer parte dos amigos irmãos de sua vida.

Unknown disse...

"Mamae " que lindas poesias conheco-a a muito tempo e sei de sua veia artistica
Continue a ser essa pessoa linda e iluminada
Bjos
Vera

Sonia Pedroto disse...

Sem palavras!!! O que dizer de um espirito de luz na terra ?? Beijos

Salles disse...

Pensei em ler tudo, e depois fazer um comentário, mas apenas a primeira estrofe de SENHOR mostrou-me o coração da autora.

Que O Nosso, Meu e Seu, Senhor esteja sempre olhando para você.

Aquele conhece a imensidão da sua carência, saiba que é um imenso vasilhame a ser preenchido com a graça que provém da infinita misericórdia de Nosso Senhor.

Sim, que O Senhor sempre acrescente sua fé e a torne formosa em seu coração.

Anônimo disse...

Márcio Henrique (Maceió/AL).

Minha linda avó, eu sei que posso assim chamar...
Muito orgulho eu tenho de poder te admirar...
É com muita alegria e satisfação que falo de uma pessoa que mora no meu coração.
Seu talento é indiscutível, outra IVONETE ainda está para nascer, por isso eu venho aqui humildemente tentar um pouco me atrever...
Eu parabenizo sua trajetória, cheia de flores e espinhos, mas foram conquistados o reconhecimento e a tão consagrada vitória, servido de exemplo para que todos sigam seus caminhos.
Vou aqui me despedindo, cheio de amor no coração, sentindo muita saudade da mulher que conquistou esse BRASILZÃO.
Um grande beijo Dona Ivonete.
Muitas saudades.
Marcinho

Marcelino disse...

Dias atrás recebi um texto maravilhoso e fiquei pensando se foi o tempo ou as pessoas que mudaram, afinal onde estão escondidas as Ivonetes que, sem mesmo querermos, acabávamos nos esbarrando pelos corredores da vida?
Onde está a graça, a leveza, a simplicidade, a comunhão, o carinho e a atenção das pessoas uma com as outras?
Por que nos dias de hoje não temos mais tempo sequer para lermos um belo texto ou compartilharmos da doce companhia de alguém?

Felizmente hoje tive este tempo e pude, mesmo que por alguns instantes perceber, o quanto é “simples e barato” ser feliz. Basta querermos viajar nas emoções e sentir a leveza e o toque especial das suas palavras.

Que o nosso bom e fiel Deus possa estar contigo todos os dias da sua vida, dando-lhe paz, saúde e acima de tudo muita sabedoria.

Com carinho

Marcelino

Denise (filha de verdade) disse...

Mãezinha
Tem muita gente que lhe admira pelo seu jeito descomplicado, direto e imaginoso de escrever.
Outras tantas pessoas lhe admiram pela sua inteligência única e sabedoria rara.
Ainda tem muitos que admiram a mulher vitoriosa que você é em muitos setores da vida.
Eu lhe admiro por tudo isto e muito mais, até porque ter o privilégio de conhecer a sua alma.
Mamy amo você além das estrelas.

Marlene - RJ disse...

Querida  Ivonete
 
Como é de seu conhecimento sou sua fã desde a mais tenra idade, e tenho orgulho de hoje ver que a sua veia artística não morreu, continua brilhando hoje em dia com suas singelas poesias que calam fundo em nossos corações... 

 Beijos  da prima  Marlene

Fátima Wirth disse...

Gosto sempre de saber que a mamy é homenageada, ela merece o reconhecimento público de seu talento e muito mais - pena que o público não saiba da vida privada dela para que as homenagens fossem extensivas.

Bjs

Fátima

Fátima Wirth disse...

Gosto sempre de saber que a mamy é homenageada, ela merece o reconhecimento público de seu talento e muito mais - pena que o público não saiba da vida privada dela para que as homenagens fossem extensivas.

Bjs

Reynaldo Young disse...

Prezada Ivonéte

Sábia autora de versos e poemas que preenchem nosso espírito és verdadeira companheira dos acontecimentos deste mundo...... receba nestas pequenas linhas meus cumprimentos e reconhecimento por suas obras literárias.
Grande abraço !

Reynaldo E. Young Ribeiro

Maria Lúcia disse...

Amei !
Querida, todas as homenagens que fizerem para vc serão poucas em proporção ao que você oferece às pessoas.
bj enorme da sua fã incondicional
Maria Lucia Soletto Rodrigues

Jaime Melanias dos Santos disse...

Muito linda!
Parabéns à poetisa, pensadora, e filósofa que ela verdadeiramente é.
Um abraço
Jaime

O importante é ser feliz o resto é consequência! disse...

Querida Ivonete

Parabéns! Oblog está lindo e suas poesias sempre maravilhosas....

Mil beijos Lú da PRÓ-TV

elizangela disse...

não é atoa que estamos na dispusta para ver quem é o seu fã numero 1 agradecemos por poder desfrutar de sua amizade jesus te abençoe nossa senhora te proteja.

de eli e de seus netos de coração...

Carlos Jafelicci disse...

Fiquei encantado ao acessar e ler tudo sobre esta maravilhosa criatura.
Que espetáculo de currículo. Que espírito encantador!!!

Beijos.
Jafelicci

Ana Celeste Juk disse...

Gostei muito de ler sobre sua trajetória de vida e conhecer um pouco de seus poemas. Espero que continue a escreve-los.
Ainda não tive o prazer de conhece-la pessoalmente e espero que este dia chegue logo.
Ana Celeste Juk

Cláudia Greco disse...

Que lindas poesias !
Meus parabéns a este grande mulher pela benfeitoria em nossa cultura.
Raridade.
Muitos beijos
Cláudia

Unknown disse...

Vó Ivonete, parabéns pelo Blog, sensacional !!!
Uma poesia melhor que do que a outra.
Beijos Mil.

Fabio L. T. de Barros

Anônimo disse...

Silvia disse...
Querida sogra;
Parabéns pelo blog.
Tenho muito orgulho de voce.
Adoro suas poesias.

Tereza e Sidnei disse...

Querida vizinha Dna Ivonéte,
Que orgulho ter ao nosso lado tamanho talento!!!!
Uma história de vida que nos emociona e remete as coisas boas e bonitas de um passado que não volta mais.
Tempos de serenatas, poesias, de paz, de ter amigos e tempo para cultivar boas amizades.
Que bom parar nesta nossa correria do dia a dia e ouvir suas poesias, estes relatos.
Obrigada por esta oportunidade única.
Beijos de seus vizinhos, Sidnei e Tereza

Unknown disse...

Querida, sempre querida mãezinha, já nasci no meu de seu sucesso e lógicamente o orgulho pela sua pessoa sempre foi presente em minha vida. Voce é maravilhosa não só pelo seu dom artístico, quer como Cantora quer como Escritora, mas como também como pessoa alegre, inteligente e póxima a perfeição.
Parabéns por mais esta conquista o seu Blog, onde podemos medir o quanto vc é amada, não só por nós, mas por todos.
Um grande beijo e que Deus sempre conserve sua vida junto de nós com saúde, capacidade e sucesso.
Beijos
Roberto Miranda de Barros
Seu filho que te ama.

Hekel Raposo - RJ disse...

Querida Ivonetes,
Maravilha, meus parabéns, quem foi rainha sempre será MAJESTADE!!! Beleza pura.
Beijos
HEKEL

Pico disse...

Vó querida! Seu blog é magnífico!!! Meus parabéns por mais esta conquista, temos muito orgulho de você!

Um grande beijo,

Felipe e Nádia.

Unknown disse...

Insubstituível
Vitoriosa
Ontem,hoje e sempre
Nunca, jamais
Esquecida
Ternura
Eterna!

Mulher guerreira
Incansável
Requintada
Amorosa
Naturalmente
Divina
Artista!
Mil beijos no seu coração!
Malú

Alfredo Gabriel Júnior disse...

ESPETACULAR !
PARABÉNS, D. IVONÉTE.
beijos
Alf

Unknown disse...

QUE COISA MAIS LINDA, IVONÉTE MIRANDA!!!

Que lindas poesias pude ler nos textos Ideias e Ideais. Estou imensamente feliz por conhece-la e poder ter convivido momentos felizes com você e com a Denise. Você é especial, uma grande mulher.
Que bom te conhecer e ter participado de sua vida.
Parabéns pelo trabalho, que para você é brinquedo.
Beijos e muito carinho
Ivan N Borghi

Anônimo disse...

Prezada e Querida Dona Ivonete,
Escrevo para lhe parabenizar pela idéia desse blog, onde a senhora publica suas lindas poesias e relembra a sua carreira artística que sempre foi coroada de sucesso, além de resgatar a história e a brilhante carreira do grande produtor, jornalista e radialista Dr. Theophilo de Barros Filho, personalidade bastante importante da História do Rádio e da Televisão Brasileira.
O seu blog está muito bonito, receba meus elogios e minha máxima admiração.
Votos de saúde e paz para a senhora , para sua filha Dra. Denise Barros e toda sua família.
Com o abraço de
FABIO SIQUEIRA
SOCIOLOGO E PESQUISADOR DA HISTORIA DA TELEVISÃO
SÃO PAULO/SP

Anônimo disse...

D. Ivonete,

O blog está lindo e não poderia ser diferente, uma vez que a homenageada é uma pessoa especial.

Me lembro com carinho da ocasião em que a conheci, acompanhada de sua amorosa filha Denise. E ali mesmo, em uma praça muito simpática, a senhora declamou com ternura suas poesias, emoldurando-as com sorrisos inesquecíveis.

Receba um grande abraço e a minha gratidão pelo seu exemplo de vida.

Ailton Dias - Sabesp

Anônimo disse...

Parabéns, D. Ivonete! Gostei muito ! Espero que continue a presentear a todos com sua poesia !
Um abraço!
Lauro

Anônimo disse...

Dona Ivonete! Que saudades do nosso tempo dentro daquele onibus percorrendo tantos lugares maravilhosos na Europa. Como era gostoso a senhora recitar tantas poesias linda! Simplesmente adoro as suas poesias e gostaria ler mais...mil beijos! Roseli Walker

Oswaldo disse...

Dona Ivonéte, minha mãe adotiva (eu me adotei como seu filho e vc me acolheu de coração com esse seu gesto de carinho cativante).
Parabéns por ser a mulher corajosa, batalhadora, que criou dois filhos maravilhosos, a Denise e o Roberto.
Seu blog está maravilhoso, contando a sua vida, a vida do Theóphilo, seu marido e apresentando as suas poesias que sempre me emocionam.
Sinto-me privilegiado por vc me declamar as suas poesias, sempre que encontramos, podendo te ouvir vc declamar com sentimento as suas poesias, com a sua entonação e eloquência característica, que me fazem comover.
Suas poesias têm vida e sabedoria.
Sou seu grande admirador e fã.

PARABÉNS PELO SEU BLOG.
ESTAREI ACOMPANHANDO.

Beijos...

Oswaldo Kawanami

Zelly disse...

Nete, amada, foi um imenso prazer poder conhecer uma pessoa tão especial quanto você!
Sua vitalidade, alegria e coragem nos inspira ao desejo de sermos melhores.
Que nosso Bom Deus continue cuidando da sua vida e iluminando seus passos.
Um gradioso beijo em seu coração, de sua mais nova amiga
Zelly.

Ivoni disse...

Querida Ivonete,
Desde o nosso primeiro contato, passei a ser sua fã, pois na sua grandeza de alma e de forma encantadora e simpática declamou um de seus versos de sua autoria, e pelo conteúdo, pude perceber que és um ser um humano muito bonito.
Agora através do seu blog mais ainda pude constatar a minha primeira impressão e também o seu talento, através de seus trabalhos artisticos e seu caminho percorrido.Gostaria de brevemente conhece-la para parabenizá-la pessoalmente.
Beijos !!!
Ivoni

Betania - Maceió - Alagoas disse...

Querida, dona Ivonete.
Fiquei emocionada com seu blog. Sua história de vida é linda e exemplo para todos nós.S
ua sensibilidade e inteligência lhe dá leveza para compor suas poesias.
Semelhança com o estilo de Cora Coralina - Saber Viver.
Saudades !
beijos
Betania - Maceió
Betania

Vasti disse...

Li a sua entrevista no primeiro número da Revista Eixo Cultural.
Ivonéte vc é uma joia preciosa.
Nunca deixará de ser uma grande personalidade, pois além de muito bonita, é uma mulher muito inteligente em suas respostas.
Consegue em poucas palavras transmitir muito conteúdo, segurança e simpatia.
Parabéns !
Vc é maravilhosa !

Vasti

Sandra e Sônia - Levorin disse...

Sra. Ivonéte,
Obrigada por este presente que você sempre nos fornece.
Acabei de ler, e na seqüência liguei para a minha mãe e li para ela, tanto o conteúdo do blog,como a entrevista publicada na Revista Eixo Cultural.
Mamãe (Sônia) ficou emocionada !
Disse que se sente muito honrada de ser sua amiga.
Sentimos admiração pela pessoa culta e atuante que você é.
Mil beijos, com todo o nosso carinho e orgulho
Sandra e Sônia

B. Lessa disse...

Querida dona Ivonéte, sua entrevista na Revista Eixo (Primeira edição da revista eletrônica do ICAL) foi muito ótima, como tudo que faz.
Sua opinião é muito parecida com a minha no que se refere às letras das músicas brasileiras na atualidade. Infelizmente, como a senhora frisou, com conteúdos ousados e pouco românticos. Outro ponto, também muito importante, foi a menção a ausência de cultura nos programas de TV (boa lembrança !).
Gostei demais do que a senhora falou sobre a vida, com experiência de quem vive com sabedoria, alegria e dinamismo.
Mais uma vez : Parabéns !
beijo
Betânia Lessa

Lauro disse...

Dona Ivonéte,
gostei imensamente de tudo o que escreveu, e espero que continuea nos brindar, por muitos e muitos anos, com os maravilhosos produtos de sua privilegiada inspiração.
Um abraço!
Lauro

marina akimi uezu disse...

Saudades.......
Estou feliz por saber que continua a mesma Ivonete Miranda de sempre,
tive o prazer e o privilégio de
recebe-la em meu apartamento na Vila Madalena algumas vezes no passado.
Hoje estou morando no Japão e estarei aguardando a sua visita por aqui.
beijos
Marina