BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


terça-feira, 8 de março de 2011

Dois irmãos - Daisy Daghlian

Dois Irmãos

Daisy Daghlian



Hermes, irmão de Apolo, foi um garoto inventivo e travesso. Criou a Lira, a flauta e com suas sandálias aladas podia percorrer distancias e lugares inimagináveis.

Na adolescência foi nomeado por seu pai Zeus, mensageiro.

Com esta incumbência percorria o mundo como porta voz de um deus poderoso, vingativo, as vezes magnânimo.
Numa das viagens, teve que levar um documento a Pã, ficou impressionado ao encontra-lo. Era metade homem e metade bode, um fauno. Mais surpreso ficou ao ver em suas mãos uma flauta bem parecida com a que ele tinha inventado.

Trocaram algumas confidências. Descobriram ser meio irmãos.

Hermes confessou ao irmão que andava meio revoltado, cansado de suas viagens e mais ainda ter que levar notícias de vingança aos inimigos e benesses aos amigos de Zeus.

Pã por sua vez, não agüentava mais cuidar dos bosques, perseguir as ninfas que fugiam dele por ser um fauno. Queria mesmo era fazer música. Hermes queria o mesmo.

Com duas flautas e talvez uma lira a música seria muito pobre, precisavam de mais instrumentos resolveram cria-los.

Como tinham obrigações a cumprir e, temiam a ira vingativa de Apolo, decidiram cumprir suas tarefas durante a semana e nos fins de semana construiriam seus novos instrumentos

Trabalharam arduamente.

No sábado seguinte, Hermes chegou ao bosque muito cedo, acordou o irmão. Os dois caminharam um pouco ouvindo o som das folhas caindo, dos passarinhos cantando, do riacho murmurando, feras urrando.

Inspirados em tantos sons, pegaram uma tora pequena e dois galhos menores, bateram na tora, saiu um som meio rouco, puseram uma pele de animal, bateram de novo, o som melhorou muito, estava criado o tambor. O tempo acabara.

No fim de semana seguinte, Hermes trouxe um casco grande de tartaruga, Pã um galho bem cortado de árvore, puseram tripas de carneiro como cordas, tentaram tirar algum som, mas nada saia. Viraram o instrumento de um lado para outro, trocaram as cordas de lugar e, nada. Pã tirou um pedaço de sua roupa, colocou em cima do casco virado e achou que tinha conseguido fazer uma caixa acústica. Mesmo assim não tiraram nenhum som.

Pediram ajuda ao poderoso Zeus. Este andava meio bravo com os filhos que estavam se desviando do caminho traçado por ele, mas gostou da criatividade deles e jogando raios elétricos no objeto conseguiu dar voz a primeira guitarra do mundo.

A música passou a fazer parte dos sons do mundo.


Nenhum comentário: