BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


sábado, 5 de março de 2011

ESTÓRIA DENTRO DA HISTÓRIA! - Dinah Ribeiro Amorim


ESTÓRIA DENTRO DA HISTÓRIA!

Dinah Ribeiro de Amorim


A Mitologia está sempre presente na vida dos povos. Influencia a Arte, a Religião, os Costumes, desde o homem primitivo.

Quando a Arte era Rupestre, os homens colocavam em seus desenhos: crenças e o que desejavam para suas vidas, nas paredes das cavernas.

Com os egípcios, nasceram as primeiras lendas mitológicas, crenças variadas em poderes mágicos e oferendas a deuses. Até o Rio Nilo, que fertilizava as terras com suas enchentes, também era considerado um deus! Trazia-lhes bênçãos e fartura!

Na Mesopotâmia; com os Etruscos e, finalmente com os Gregos, que influenciaram todo o mundo conhecido que viria depois, surgiu a verdadeira Mitologia, sempre ligada à Religião e incentivando a Arte, a Literatura, a Arquitetura, a vida e os costumes dos povos!

Os Romanos, dominadores e majestosos em tudo que faziam, copiaram e imitaram o que puderam dos Gregos, criando novos deuses, dando-lhes nomes próprios!

Dentre os povos da Mesopotâmia, os Babilônios eram completamente ligados aos seus costumes religiosos, à sua Mitologia.

A Arte era também dedicada à Religião, à construção de túmulos e, quando um Rei morria, era enterrado com tudo o que lhe pertencia: seus bens, suas jóias, suas armas, seus guardas. Sua mulher, quando morria, também era enterrada junto a ele, com seus pertences: jóias, amas, criadas, tocadores de música prediletos. Com certeza, eles deveriam receber algum sonífero, para adormecerem e serem enterrados vivos.

Foi o caso da Rainha Shub-ad, que foi enterrada junto ao seu marido, o Rei Arbage, da Babilônia, levando com ela jóias, objetos pessoais, guardas, músicos, escravas e cocheiros.

Uma de suas escravas, Núbia, era apaixonada por Raí, um dos cocheiros e eles, não queriam morrer mas, temiam desobedecer aos costumes, à Religião.

Desesperados, dirigiram-se à pitonisa Eriméia, que os auxiliaria com alguma sugestão. Núbia descobriu que estava grávida e seu amor pela vida aumentou!

Eriméia, consultada, levou horas meditando com seus oráculos, até descobrirem que uma nova vida, um novo nascimento, justificaria a fuga deles da morte certa. O filho os salvaria do sepultamento e morte. Encantados com a notícia, Núbia e Raí não tomaram o sonífero, conseguindo fugir antes que o enterro fosse feito, depois da contagem.

Tiveram seu filho bem longe, ocultados por amigos que viviam com outras crenças...

Que horror! Esses costumes bárbaros que existiam nas religiões do Passado!

Acho que melhoramos “em muita coisa” a nossa vida nesse planeta...Será?

Nenhum comentário: