BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


segunda-feira, 16 de junho de 2014

ASSIM NÃO SE CONSEGUE FAZER NADA! - Dinah Ribeiro de Amorim


ASSIM NÃO SE CONSEGUE FAZER NADA!
Dinah Ribeiro de Amorim

  Juan era um rapaz chileno, estabelecido no Brasil. Um imigrante que gostava desta terra, diferente da sua, com terremotos, muitas mudanças políticas, embora cheia de belezas naturais, familiares e a famosa Cordilheira dos Andes, que se via onde estivesse, uma das mais bonitas do mundo.

  Dedicou-se à pintura, uma de suas paixões e, como não conseguisse muito sucesso nem dinheiro, montou uma oficina de motos, também antiga ambição. Sempre gostara de motos e sabia consertá-las como ninguém!

  Agradável, comunicativo, fez logo amizades no bairro, tornando-se sua oficina um ponto de encontro da moçada, com a qual se sentia muito bem. Às vezes, pequena saudade dos pais, dos amigos que deixara, dos seus costumes, batia de repente, quando se retraia um pouco e passava dias taciturno, sem conversa.

  Numa dessas ocasiões, apareceu um conhecido oferecendo-lhe um baseado, muito bom para depressão. “experimenta um pouco, amigo! Ficará mais alegre, leve, a vida se torna mais fácil!” Juan, conhecedor da realidade, homem maduro que era, desconversava um pouco, mandava-o embora, até que chegou um dia que aceitou, achando que não pegaria nenhum vício. Era “macaco velho”. Ainda mais em terra estranha!

  Coitado, foi sendo convencido aos poucos, até que o local de trabalho virou um ponto de drogas da moçada. Já nem trabalhava mais, tendo algumas alucinações, quando então se dedicava à pintura. Já não levava mais a vida com seriedade, trabalho, deveres. As contas não pagas, dono do estabelecimento cobrando, fregueses reclamando de consertos mal feitos ou inexistentes. Estava mesmo indo ao fundo do poço, quando resolveu procurar ajuda, recorrendo a um psiquiatra. Alguns meses de tratamento, remédios receitados, achou que já estava bom! Voltou a trabalhar, fazer planos de retornar ao Chile para ver seus parentes, iniciar novamente sua vida. Começou a frequentar uma igreja simpática, cristã, existente no bairro, como um reforço para se sustentar e largar definitivamente o vício. Cria muito em Deus, Jesus Cristo, seus anjos guardiães.

  Parece que os Céus compadeceram-se dele, pois, foi designado, sem que percebesse, um anjo protetor para ficar ao seu lado: Joabel, afastando-o de pontos de drogas e influências malignas. Com isso, sua vida recomeçou a ser vitoriosa novamente. Muitos clientes, consertos, algumas pinturas interessantes, convites para exposições, dinheiro entrando mais fácil, novamente. Muitos amigos, ocasiões de festas alegres e pessoas animadas. Aos poucos, achando-se muito seguro, deixou de frequentar sua igreja, recorrer a Deus, orar de vez em quando, pedir proteção e orientação sobre seus caminhos.

  A vaidade e o orgulho subiram à sua cabeça. Sentia-se seguro, cheio de si, capaz de se livrar sozinho dos perigos e tentações do mundo!

  Grande engano! Por mais que Joabel trabalhasse a seu favor, tentasse protegê-lo, não encontrava jeito de livrá-lo de influências negativas, porque Juan acreditava no bem, mas não era persistente. Ouvia conselhos bons, mas não os punha em prática. O mundo era mais forte e seu chamamento o atraía. Voltou às drogas, dessa vez mais forte, tentando equilibrar vida produtiva com bebidas, drogas, mulheres, gastando muito dinheiro acumulado e atraindo amigos iguais a ele.

  Quando se deu conta da situação, estava novamente caído, com pena de si mesmo, raiva e ódio no coração, culpando os outros, o mundo, a sua criação, mas nunca a ele mesmo! Pedira perdão a Deus anteriormente, mas não verdadeiramente, voltando a levar a vida antiga.

  Joabel desistindo de agir, falhado em sua missão, abandona-o à própria sorte, respeitando o livre arbítrio e buscando ordens superiores.

  Juan, sem forças, pobre e humilde, não sabendo direito o que fazer, de mente confusa e entorpecida pela ação das drogas pesadas, termina seus dias nos becos da cidade, já sem condição de qualquer iniciativa ou procura de ajuda. Quem sabe aparece um anjo novamente e faz um milagre neste mundo de Deus e homens desajustados.  



Nenhum comentário: