BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A DUPLA DINÂMICA - Suzana da Cunha Lima


A DUPLA DINÂMICA
Suzana da Cunha Lima

Eram dois amiguinhos que sempre brincavam  juntas: Branco  tinha nascido da espiga do milho dourado, na primavera. Os grãos caíram e se juntaram, formando um coelhinho delicado, todo branco, que só queria pular pelos campos.  Dengosa viera logo depois, quando o lírio branco se espreguiçara no calor morno do outono e ela saíra de dentro de seu copo.  Parecia uma gatinha veludosa, cheia de manhas e vontades. Um dia se olharam, no relvado verde do jardim e se amaram.  Gostavam de estar juntos, mas acabavam sempre brigando, porque o coelhinho gostava de brincar com todo mundo e Dengosa queria exclusividade.  Era ciumenta, a danadinha.

 Um dia, a briga foi tão feia que o coelhinho e a gatinha quase perderam o pelo todo, de tanto de arranharem.  Foi preciso o dr.Tronco, que tudo via ali no jardim, chamar a atenção dos dois e dar um castigo exemplar. -  Vou transformar vocês dois em duas pererecas de rio, sem nobreza e linhagem.  Vê se param de brigar e façam alguma coisa boa para os outros, senão, não voltam mais a ser o que eram.  E assim foi.  Quando se olharam, eram duas pererecas azuis, de patas cor de rosa. Um horror!

Uma olhou para a outra e começaram a rir: Como estamos feias, amiga. Que olhão enorme, que patas sem graça! Disse Branco, que era mais bem humorado.
-E agora,  o que faremos, não quero ficar assim a vida inteira. – choramingou Dengosa.

-  Vamos ver o que podemos fazer por alguém para voltar a ser como éramos.

Olharam em volta, no jardim, pela primeira vez com atenção.  Viram um formigueiro adiante, e as formiguinhas levando as folhas de árvore com o maior esforço.  A folha era maior do que a formiguinha.  Resolveram então ajudar, recolhendo as folhas espalhadas no chão e levaram tudo para o formigueiro.  As formiguinhas cansadas, nem acreditaram que iam ter algum descanso naquele dia.  Então resolveram brincar, coisa que não faziam nunca, era só trabalhar. Até a rainha do formigueiro entrou na dança e dali por diante, começou a aliviar um pouco o trabalho de suas súditas.

As duas pererecas pularam satisfeitas e foram olhar onde mais poderiam ser úteis.  Ah, olhe o cachorro se coçando todo, deve ser pulga, disse o coelhinho.  Coitado, deve estar incomodando. E os dois juntos foram coçar a barriguinha do cachorro, que chegou a dormir de tão aliviado e satisfeito.

Branco e Dengosa ficaram o dia todo observando a vida que pululava naquele jardim e onde poderiam ser úteis. Ficaram logo conhecidos como a dupla dinâmica e gostaram do apelido.


Gostaram tanto que resolveram ficar assim como estavam: duas pererecas azuis, contentes da vida.

Nenhum comentário: