BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ao cair dos sonhos - Patricia Iasz


Ao cair dos sonhos
Patricia Iasz

Era noite, o verão esbocejava calor. Todos riam  da mais nova e criativa aventura de férias. Os mais velhos descidiram arrasteiar pelas águas, motivando o grupo a participar de uma divertida pescaria. A criançada, com lanternas e baldinhos, se encarregavam da alegria, enquanto aguardavam o retorno das redes. Corriam feito siri fantasma, de um lado a outro, deixando pegadas por onde saltitavam, inventando razões para passar o tempo.

Um, sendando na areia fofosa, construía castelos e fortes. Outro, vendo ondas rasas nas margens da praia, cavocava acocorado os minúsculos chafarizes que alí formavam e, com mãos vuptiágeis, capturava corruptos. Bicho estranhoso, comprido, ligeireiro, sendo preciso a astúcia para alcançar o danado.

Porém, nada se comparava com a poetinha da turma. Sonhadora como sempre, percebeu por um instante, que o céu caíra por terra. Sob seus pés, estrelas florescentes raiavam feito estrelas cadentes a um simples passar dos dedos. Quanto mais explorava a areia molhada, mais brilho luminesciam o anoitecer aversado. Sentiu-se a princesa de um universo escondido onde só os seus passos sabiam onde encontrá-lo.  Atenta aos arredores, observiu que circunstrelas e conchostras varientes pertenciam a sua constelação. O mesmo acontecia com os caranguejeiros fugitivos dos terráqueos, que se escondiam por detrás das barricadas de ondas, num imenso buraco mardentro. A poetenta não se continha e por hora foi portadora de um sonhado reinado. A Terra Celestina. 

De repente, fora interrompida por uma voz conhecida que, ao longe ecoava. Era sua mãe chamando para ver os animais enroscados na rede de pesca. Nova generosa alegria. Peixes, caranguejos e camarões, embrulhados entre conchas e algas verdes, fanfarravam por liberdade. Esta que, por sua vez, permanecera como gesto concreto...

É que o adulto, numa honesta atitude, separou poucos para o preparo do almoço e, empolgando a gurizada, fez  soltar os  animais restantes afirmando:


Amanhã teremos mais!  


Nenhum comentário: