BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


sábado, 26 de outubro de 2013

O QUE A VIDA FAZ COM A GENTE! - Dinah Ribeiro de Amorim


O QUE A VIDA FAZ COM A GENTE!
Dinah Ribeiro de Amorim

  Aurélia é uma mulher madura, uns cinqüenta anos, viúva. Após algum tempo de economias, consegue comprar um pequeno apartamento no centro, Av. São João, o que a deixa muito feliz.

  Apesar de conviver com alguns vizinhos de nível inferior ao seu, como é de cor mulata, sofrendo  certo preconceito, passa boa parte do dia tocando piano, pois é professora de música, aposentada. 

Recebe também alguns alunos particulares, completando sua aposentadoria pois, a do marido ainda não saira.

  Com o tempo, começa a ouvir reclamações sobre o barulho que faz, embora respeite o horário permitido pelo condomínio.

  Até uma carta do síndico, aconselhando-a a mudar de prédio, chega até ela, pois, as queixas eram muitas e o entra e sai dos seus alunos colocavam o prédio em perigo. Em pleno centro da cidade, não tinham porteiro nem zelador e, os assaltos, na região, eram comuns.
  Aurélia vai modificando sua personalidade, de boa, generosa, crente, transformasse em vingativa, briguenta, afirmando que não sairia de lá e que o motivo principal deveria ser ciúmes porque era “musicista”, mais culta que os outros e, “preconceito”, porque era escura, quase preta,  não sendo suportada pelos vizinhos brancos. (ela achava...)

  Começa então, uma guerra de nervos, quanto mais reclamavam e batiam, mais alto tocava, enquanto o horário permitia.

  Nessa briga, muita coisa vem à tona: a vida do síndico, que escondia uma suspeita não provada de um crime cometido em outro lugar, alguns vizinhos clandestinos, de origem irregular no Brasil e, por aí afora!

  Aurélia, satisfeita com suas descobertas,  continua lá até hoje e seus vizinhos foram se amoldando e deixando de reclamar o barulho, que nem era tanto assim...


  Todos tinham rabo preso de alguma forma e acharam melhor ficar quietos e deixar “Dª Aurélia”, “bonita mulata”, “professora de música”, o que era uma “honra” para eles como vizinha, viver em Paz!

Nenhum comentário: