BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Para minha Princesa - Suzana da Cunha Lima


Para minha Princesa
Suzana da Cunha Lima

Oi Princesa, sou eu, o capa preta, como sinto sua falta... Lembro muito de nossa vidinha juntos; eu sempre jovem,  e você ia envelhecendo aos pouquinhos, não tem capa que tire a marca dos anos. Mas são marcas de uma vida bem vivida, não é? Além do mais, você ficou uma velhinha assanhada, não contente comigo e todos meus irmãos e primos, ainda ia arrumar companhia no estrangeiro. Temos que variar, dizia. Eu ficava com muito ciúme, não podia competir com os russos e franceses, que você amava tanto.

Mas agora estou em outra casa. O pessoal não liga muito para mim e até escutei que vão me doar, junto com outras coisas que estão juntando aqui no sótão.  

Não consigo saber direito o que aconteceu. Lembro apenas que numa tarde  saímos juntos para a praça dos flamboyants.  Estava tudo em flor lá, bonito de se ver.  Você sentou-se num banco sombreado, a leve brisa despenteando seus cabelos já brancos e me fazendo cócegas.  Eu estava feliz como nunca, quietinho em seu colo.  Suas mãos trêmulas deslizaram em mim, com aquele especial afeto que bons amigos sentem um pelo outro. Então senti que você recitava baixinho umas frases, que reconheci como minhas.  Ah, ela voltou para mim, que sou seu verdadeiro amor, pensei.  Fiquei tão feliz que acabei caindo no chão. Ainda bem que a capa me protegeu e eu não me sujei. 

Mas você não me pegou logo, fiquei lá caído.  Estranhei muito, você era cuidadosa comigo. Funguei um pouco pela poeira do chão, até que senti que alguém me levantou, uma mulher, dizendo muito penalizada:

- Ah, a pobre velhinha se foi...  Segurou-me curiosa, limpou um pouco a poeira de minha capa e disse: O Minotauro, que livro tão antigo de Monteiro Lobato!

 Ainda cheguei  a vê-la, Princesa,  caída no banco, como se estivesse dormindo. Que pena que livros não têm pernas nem asas, pensei. Porque eu voaria correndo para onde você deve estar agora. E tenho certeza deque aí no céu você já arrumou um monte de anjinhos e deve estar contando para eles as histórias do Sítio de Pica-pau Amarelo!

 Mande me buscar logo, minha princesa, meu lugar é junto de você.

Sempre seu, o Capa Preta


Nenhum comentário: