BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


domingo, 8 de setembro de 2013

LENDAS DO DESCOBRIMENTO - Dinah Ribeiro de Amorim



LENDAS DO DESCOBRIMENTO: “ATO DE DESCOBRIR”, “DAR A CONHECER”, “TIRAR A COBERTURA”, “ACHAR”, “DESTAPAR”.

Dinah Ribeiro de Amorim

  Em muitos povos indígenas existentes no Brasil, o sol, chamado Guaraci e a lua, Jaci, eram desconsiderados astros, mas deuses. Que, quando zangados, não apareciam, deixando o dia escuro e cinzento, cheio de nuvens carregadas causando chuvas e trovoadas e, noites sombrias, de barulhos estranhos, sem estrelas. Ficavam, então, nas suas choças de palha, escondidos, medrosos, até a fúria dos deuses passar.

  Com a vinda dos portugueses, nossos primeiros colonizadores, vieram padres jesuítas com a finalidade de catequizar e ensinar os índios, sendo também um objetivo dos reis de Portugal a instituição da Igreja Católica Apostólica Romana no país recém-descoberto.

  Algumas tribos mais adiantadas, compreenderam e aceitaram as modificações de suas lendas e costumes, mas outras, mais selvagens, não aceitaram os brancos, fazendo-os causadores e fortificadores de suas lendas. Chegavam a matá-los quando se aproximavam de suas tribos, acreditando também que adquiririam as suas forças!
  Se houvesse chuva, tempestade, raio ou trovão, Tupã, o maior deus deles, estava muito irado e afastava logo Guaraci e Jaci, sinal de branco inimigo por perto!


Nenhum comentário: