BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


sábado, 21 de setembro de 2013

Visita ao cair da tarde - Jany Patricio


Visita ao cair da tarde
Jany Patricio

O dia estava ensolarado, enquanto o coche seguia vagarosamente para a Quinta da Boa Vista. O mar assistia impassível ao trajeto das respeitáveis damas e nuvens peroladas passeavam pelo azul celeste envolvendo as montanhas.

         As duas senhoras usavam vestidos de corte imperial, inspirados nas túnicas greco-romanas: cintura alta, com mangas curtas e suavemente bufantes. Vestimentas leves, se comparadas à moda extravagante do antigo regime, quando as mulheres viviam aprisionadas por vestidos exageradamente apertados na cintura, saias rodadas e perucas enormes.

         Apesar do desconforto, devido às irregularidades do caminho e ao calor, Angelina e Aurora conversavam descontraidamente, enquanto abanavam seus leques e apreciavam a deslumbrante vista da baía de Guanabara. Estavam acompanhadas de suas criadas que permaneciam em silêncio respeitoso.

         As irmãs, filhas de nobres que chegaram ao país com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, eram aguardadas por D. Leopoldina, que no momento estava como regente do Brasil, enquanto D. Pedro I viajava para São Paulo para tratar de assuntos políticos.

         Nuances de laranja, amarelo e vermelho tingiam o céu, quando o palácio imperial surgiu amparado por imponentes e verdejantes montanhas.

         Foram recebidas com gentileza pela anfitriã que apresentou-lhes os seus aposentos para a estadia durante o final de semana. Após um pequeno descanso encaminharam-se para a sala de jantar onde, foram servidos salmão, feijão verde, entre outros pratos, um bom vinho, e como sobremesas quindins e frutas.

        Durante o jantar conversaram sobre amenidades, tais como: costureiras francesas, joalherias, leques, chapéus, mobiliário, espelhos, cabeleireiros da corte.

        Aqueles momentos trouxeram um pouco de descanso para as preocupações de D. Leopoldina, que não eram poucas devido a pressão da coroa portuguesa para o final da Regência e a volta de D. Pedro I para Portugal e a ameaça de uma explosão revolucionária que foi amenizada com sua decisão de permanecer no Brasil

        — Obrigada, minhas amigas, pela vossa visita. - Disse a anfitriã.

        — Foi um jantar delicioso. Mas diga-me: como vão os acontecimentos? Perguntou Angelina.

        — Preocupantes, minha amiga. A coroa pressiona pela volta de D. Pedro, como deveis saber pelo noticiário na corte. 

        — Senti a ausência dele no jantar. - Disse Aurora, um pouco embaraçada.

        — Neste momento ele está em viagem, para tentar acalmar uma rebelião contra José Bonifácio em São Paulo.

        — E o que achas que pode acontecer?

        — É um momento de decisão: o pomo está maduro, ou colhe-se ou ele apodrece.

        Recolheram-se após a conversa, ficando a expectativa que em dias teve resposta, pela notícia da declaração da Independência do Brasil por D. Pedro I, às margens do Ipiranga.
       

Nenhum comentário: