BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


domingo, 17 de março de 2013

O menino patativa que nunca comeu manteiga - Jorge Paixão



O menino patativa que nunca comeu manteiga
autor: Jorge Paixão

O nome dele é Vadinho, mas todos o conhecem por Patativa. Filho único de D. Chica, nunca conheceu o pai, pois sua mãe mesmo também não sabe  quem é.  Moram em um barraco de madeira próximo a rua da feira. Dona Chica trabalha catando latinhas pela rua para vender a kg.

Todo dia cheia de esperança levanta cedo levando Vadinho na garupa da  bicicleta a vai enfrentando o labor do dia, catando latinhas para sobreviver, cata uma ali, cata outra lá, cata uma lá, cata outra aqui... E assim leva o seu dia.  Enquanto ela cata latinhas,  Vadinho fica pulando parecendo uma traíra e cantando parecendo uma cigarra... Já colocaram nele o  apelido de patativa! Ele canta bonito mesmo, fica todo mundo amontoado lá na praça para vê-lo cantar. Ele canta, canta e canta e não cansa de cantar, sua mãe feliz avança catando latinhas sem parar.

O maior desejo de Vadinho é comer pão com manteiga, mas D chica não compra porque fica muito caro. Ele então prefere só comer pão doido.  Ele tira o miolo do pão,  então o pão é pão doido porque não tem miolo.

Outro dia D. Chica levou um tremendo susto ao mandar Vadinho ir à padaria  comprar açúcar:

Vadinho vá na padaria comprar açúcar para eu fazer refresco de limão.

     Vadinho foi,  e quando voltou disse:

Mas, Mamãe pão com manteiga é muito gostoso!

    Ai dona chica gritou para ele:

Está falando bobagem menino, você  nunca comeu pão com manteiga em sua vida...

    Ele então respondeu logo:

É que quando eu entrei na padaria eu vi uma moça no balcão comendo!


Nenhum comentário: