BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


segunda-feira, 4 de março de 2013

O RETRATO - Carmen Lucia raso





O RETRATO
Carmen Lucia Raso

Ela tinha chegado de viagem no domingo à noite, à casa da amiga. A casa estava fechada desde janeiro e guardava muita poeira sobre tudo.

A amiga estava morando temporariamente em outro país, e seria bom que alguém pagasse algumas contas, e abrisse as janelas para ventilar o imóvel.

Joana começou a faxina no próprio domingo. Lavou, limpou, espanou e guardou algumas coisas no devido lugar.

Faltava só o quarto quando se deparou com um retrato sobre a cômoda, no canto esquerdo. Havia entrado várias vezes naquele cômodo, mas nunca tinha visto aquele porta retrato.

Aquilo mexeu com sua alegria e disposição.Sua amiga, sua melhor amiga, nunca havia lhe dito nada, quem sabe por medo ou vergonha, ou até mesmo para se resguardar de momentos aflitivos.

Ela mesma nunca havia guardado segredo algum entre ela. Seu coração, sua vida eram um livro aberto, escancarado e o por quê desta omissão.

Sentou-se sobre a cama alisando vagarosamente os lençóis que acabara de colocar imaginando o que se passava com sua amiga.

Parecia fazer muito tempo esta situação. Mas também pode ser que fora apenas um momento passageiro que a marcou. Ou  ainda estaria vivendo  e deixara o porta retrato de propósito ou mesmo por esquecimento...

Naquele momento ficou muito curiosa e começou a vasculhar armários e gavetas em busca de alguma pista que lhe garantisse esta situação. Era passado ou presente?

Encontrou um emaranhado de papéis e pensamentos, mas nada achara concretamente. De concreto é que conseguiu se desvencilhar de pensamentos tecidos neste momento.

- “Hum! Sua amiga voltará semana que vem e seu pai viajara há uma semana para Paris onde sua amiga está terminando um curso de especialização, e ele também vai voltar semana que vem. Está ai a resposta para esta foto! Seu pai, viúvo e sua amiga  estão juntos. Bom para ela e para ele que amo muito e são pessoas extraordinárias.

Ela se levanta da cama com um sorriso maroto, malicioso e feliz. Observa mais uma vez o porta retrato e volta para terminar a faxina.

Nenhum comentário: