BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

LILICA E O SACI - Carmen Lúcia Raso



LILICA E O SACI

Carmen Lucia Raso



De repente alguém gritou da porta da casa de Lilica

- Vamos patrão, ta pegando fogo no pasto lá atrás do morro da Capela!

Saíram todos de dentro da casa, o Sr. Carlos, pai de Lilica saiu correndo na frente não esperando por ninguém, e lá foi o Tião atrás do patrão.

Bateram um sino, que era o aviso de alerta aos que ali moravam, pois o fogo estava se alastrando. O sino soava tão forte que até os vizinhos vieram socorrer.

De longe se via o vermelho das chamas e a fumaça pelo ar.

Lilica, lá fora com sua mãe, Dona Carolina e seus irmãos Zezinho e Aninha cuidavam ao longe com o olhar preocupado e cuidadoso para aquela situação..

De repente Lilica diz:

-Mamãe, olha lá! Tem alguém bem pretinho daquele lado, com um gorro vermelho e está pulando feito um Saci!

Por incrível que pareça, só a Lilica via aquele moleque maroto fazendo rodopios no ar, formando um redemoinho contrário ao que atiçava o vento. Por um instante, como num passe de mágica, o fogo foi se apagando, acalmando e cessou por completo.

Quando todos voltaram do pasto, com alegria cansada, o Sr. Carlos agradeceu a todos e pediu à mulher que providenciasse um suco e quitutes de Dona Benê, a velha e querida cozinheira da família.

Lilica, mais do que depressa falou:

- Papai, tem que chamar aquele menino pretinho, de gorro vermelho, pois foi ele quem fez ventar do lado contrário do fogo e com seus puloos ajudou a apagar o incêndio.

Todos se entreolharam espantados, ao mesmo tempo que chegava perto deles o menino pretinho, de gorro vermelho, pulando com uma perna só, segurando um cachimbo na mão. Quando estava pertinho da Lilica, ela disse:

- Mamãe, dá suco com biscoitos prô Sacizinho, pois ele merece e é nosso amigo também.

Nenhum comentário: