BLOG NOVO: CONTOS DO ICAL


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pedro Bandeira - entrevistas. Contação de histórias no SESC Santo Andre



http://www.youtube.com/edmodernaliteratura#p/u/4/bIC5wLSSbF0

http://www.youtube.com/edmodernaliteratura#p/u/3/LJ5FEJmGJSU

http://www.youtube.com/edmodernaliteratura#p/u/2/CFs47H4CuiI


SESC SANTO ANDRÉ HOMENAGEIA PEDRO BANDEIRA




Escritor de livros infanto-juvenis ganha exposição, contação de história, apresentações e oficinas




O Sesc Santo André organiza, a partir desta quinta-feira (23/09), uma série de atividades em homenagem ao escritor de livros infanto-juvenis Pedro Bandeira. Até 30 de janeiro, o local recebe a exposição interativa e lúdica “Pedro Bandeira está pra brincadeira”, inspirada em sua produção literária. Até o fim de outubro acontecem ainda atividades como contações de histórias, oficinas e workshops, apresentações teatrais e encontros com educadores.
Exposição - Baseada em sua autobiografia “Lembrancinhas pinçadas lááá do fundo”, a proposta pretende contextualizar o autor e sua obra no panorama da literatura brasileira, incentivando as crianças à curiosidade pela leitura, apresentando os muitos livros de Pedro Bandeira e de outros autores clássicos, de forma lúdica e inusitada.
A exposição toma como ponto de partida as memórias da infância do escritor, que ocorreram num tempo em que não havia aparelhos eletrônicos como televisão, videogame ou computador e que valiam as brincadeiras inventadas, os brinquedos construídos e, principalmente, as incríveis histórias e aventuras que eram lidas em livros debaixo da árvore de seu quintal.
Confira a programação completa de setembro e outubro:
PALESTRAS
Bate-papo e tarde de autógrafos com Pedro Bandeira.
Dia 22 de setembro, quarta, às 16h.
Local: Área de Convivência.
“Brincadeiras e o brincar” com Renata Meireles, pesquisadora e autora do livro
Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil.
Dia 30 de setembro, quinta, às 20h.
Local: Teatro.
“Panorama da Literatura Infanto-juvenil” – mesa redonda com Marisa Lajolo
(escritora e pesquisadora), Márcia Tomsic (professora de literatura) e Cleide
Papes (professora de letras).
Dia 26 de outubro, terça, às 20h.
Local: Teatro
CONTAÇÕES DE HISTÓRIA E INTERVENÇÕES - REALEJO POÉTICOO Realejo Poético é uma intervenção original que estabelece contato com as pessoas por meio do lirismo, da poesia e do encanto do teatro de animação, permeados por uma música doce, suave, embala lembranças e desperta emoções. Trata-se de uma intervenção itinerante na qual um bonequinho – chamado carinhosamente de “Poeta” - sorteia poesias para o público ao som de música ao vivo. Criado pela Cia. Patética em maio de 2003 com a intenção de resgatar a beleza da escrita e da oralidade que as poesias nos proporcionam, aprofundando as pesquisas e trabalhos da Cia. no contato com o público por meio do Teatro de Animação.
Dia 22 de setembro, quarta, das 14h às 17h30.
Dia 12 de outubro, terça, das 14h às 17h30.
Local: Diversos espaços da Unidade


O MISTÉRIO DAS PRINCESINHASIntervenção artística baseada no livro de Pedro Bandeira “O fantástico mistério de Feiurinha”. Realizada por três atrizes fantasiadas de Branca de Neve, Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho. O livro conta história das principais personagens dos contos de fadas que vivem outra realidade 25 anos após “serem felizes para sempre”: todas grávidas e com filhos, reclamam de seus maridos príncipes, menos Chapeuzinho que não se casou. Nesta história elas têm uma importante tarefa a cumprir: tentar descobrir qual é o conto de fada de Feiurinha, que ninguém lembra mais porque não foi escrito, pois assim, elas também correm o mesmo risco de serem esquecidas pelas crianças que não lêem mais histórias infantis.

Dia 22 de setembro, quarta, das 14h às 17h30.
De 2 a 30 de outubro, sábados e feriado, das 14h às 17h30.
De 5 a 26 de novembro, sábados e domingo, das 14h às 17h30.
Local: Diversos espaços da Unidade


REALEJO

Realejo “à moda antiga” com música de época e periquito amestrado (cadastrado no Ibama), que oferece ou marca um bilhete da sorte personalizado com trechos de livros e poesias do Pedro Bandeira.
Dias 25 e 26 de setembro, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30.
De 10 a 24 de outubro, domingos das 14h30 às 17h30.
De 2 a 28 de novembro, domingos das 14h30 às 17h30.
Local Diversos espaços da Unidade


LÍLIAN MARCHETTI E A CIA SANTA PALAVRA

Tomando emprestados alguns elementos da Commedia Dell’arte, a Cia Santa Palavra preserva a autenticidade dos espetáculos criados a partir do improviso, utilizando-se de vários recursos, mostrando como é possível a união de diversas artes, numa explosão de emoção e riso. Temperado com humor ingênuo e absurdo do palhaço, o Grupo resgata uma época em que os artistas viajavam pelo mundo apresentando peças populares e alegrando o público por onde passavam. Por meio de suas histórias bem-humoradas e seus personagens quase sempre atrapalhados, Pedro Bandeira vai descortinando um universo cheio de fragilidades e conquistas. Os personagens de sua literatura, feita para crianças, sempre superam o seu medo e carregam um antiherói em sua essência, servindo como estímulo para a nossa própria superação. Sempre leves, mas com muita profundidade, contam-nos histórias que nos fazem rir e refletir. O repertório mescla as histórias rimadas onde o autor reconta brilhantemente fábulas de Esopo e da nossa cultura popular por meio das aventuras de, também Pedro, Malasartes formando assim um Buquê de Bandeira.
Dia 22 de setembro, quarta-feira, às 14h e 15h
Dia 16 de outubro, sábado, às 15h
Dia 23 de outubro, sábado, às 15h - Coraçãozinho de Chumbo - Cia Santa Palavra
Dia 30 de outubro, sábado, às 15h - a Nova Roupa do Rei - Cia Santa Palavra
Local: Área de Convivência


CIA. CONTO EM CANTOS

Imagine um moleque danado que só... seu nome: Pedro! Três histórias em que os personagens centrais chamam-se Pedro. Um deles é esse tal de Malasartes que apronta e gosta de fazer artes, inspirada no livro "Malasaventuras: Safadezas do Malasartes" de Pedro Bandeira. O segundo, não sabemos bem se é o Pedro Segundo, é a história de um rei sabichão, inspirada no livro "A Roupa Nova do Rei" de Pedro Bandeira e o terceiro é a história de “causos” de um menino que gostava de fazer travessuras e virou escritor... é ele mesmo: Pedro Bandeira, inspirado no livro "Lembrancinhas Pinçadas Lááá do Fundo" de Pedro Bandeira.
Dias 29 e 30 de setembro, quarta e quinta, às 8h, 9h, 10h, 14h, 15h, 16h.
De 6 a 28 de outubro, quartas e quintas, às 8h, 9h, 10h, 14h, 15h, 16h.
Local Área de Convivência


NOSSO GRUPO DE TEATROA atriz Paula Knoll, do Nosso Grupo de Teatro, apresenta contos narrados de maneira lúdica, dando vida, personalidade e sonoridade a objetos cotidianos. As histórias de Pedro Bandeira, especialmente produzidas para a exposição, contarão com dramaturgia e músicas próprias, seguindo um repertório variado baseado em suas memórias, releitura de contos clássicos e fábulas, atualidades como ecologia e cidadania e toda a gama de temas e personagens criados pelo autor. Introdução à obra de Pedro Bandeira, por meio de contação de histórias com músicas especialmente produzidas O Reizinho Da Estrada - Trocando As Bolas - Lembrancinhas Cantadas.

Dias 23 e 24 de setembro, quinta e sexta às 9h, 10h, 14h, 15h e 16h30
Dias 25 e 26 de setembro, de 2 a 30 de outubro, sábados e domingos às 9h30, 10h30 e 13h
Uma ideia Solta No Ar – É Proibido Miar - O Poeta e o Cavaleiro.
Dias 25 de setembro e 02 de outubro, sábados às 15h
Local Área de Convivência


GINGA & PROSA

Lígia Borges, contadora, acompanhada pelo músico Rômulo Albuquerque apresenta um repertório especialmente criado para a exposição, partindo de três recortes: histórias baseadas na vida; histórias recriadas e histórias originais de Pedro Bandeira.
Dia 28 de setembro, terça 8h, 9h, 10h, 14h, 15h, 16h.
De 1 a 29 de outubro, terças e sextas às 8h, 9h, 10h, 14h, 15h e 16h.
Local Área de Convivência


Serviço – A exposição “Pedro Bandeira está pra brincadeira” estará na área de convivência de 23 de setembro a 30 de janeiro. A visitação acontece de terça a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. A entrada é franca.
O Sesc Santo André fica localizado na rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Telefone para informações: 4469-1200.

Nenhum comentário: